4 de fevereiro de 2015

Um brinde ao Marsala!


Marsala: da taça às passarelas

Todos os anos a Pantone elege uma tonalidade para chamar ‘A Cor do Ano’ que, registrada sob um número organizado em uma paleta, é divulgada aos mercados de Design, Marketing & Publicidade, Moda, etc. Para 2015, a sortuda é a cor de número 18-1438, nomeada Marsala, um tom quente e rico de vinho, que transportado ao universo dos tecidos e artefatos, assume mais claramente as nuances inerentes de rust browndark nude e terracota queimadaO nome elegante provém do vinho de origem hispânica e influência inglesa, muito apreciado como aperitivo, ingrediente indispensável em pratos e sobremesas, como alguns risotos e o famoso tiramisu.

Sem dúvidas, é um tom sofisticado e com personalidade. Na decoração, imprime aos ambientes uma atmosfera aconchegante. A jornada prevista para o Marsala é bastante auspiciosa: seguindo rumos empolgantes, desce das paredes, salta das almofadas e sofás para subir às passarelas, em sedas, veludos e couros macios. Por sua versatilidade, na moda, mostra-se adaptável à construção dos mais diversos estilos, desde a haute couture, em vestidos suntuosos com bordados riquíssimos, passando pelo prêt-à-porter, com peças poderosas e mais comerciais, chegando ao básico urbano day-by-day, em malhas de algodão, sarjas estonadas e acessórios, por exemplo.

Na pele: maquiagem traz tons puros e nuances do Marsala
(Lily ColeGlamour Itália, edição Janeiro/2015)
(FotosSigne Vilstrup)

Nos cabelos: ruivos assumem tons da paleta encabeçada pelo Marsala
(Lily ColeGlamour Itália, edição Janeiro/2015)
(FotosSigne Vilstrup)

Com qualquer que seja o nome, esse vermelho terroso é muito presente na natureza, vide frutos, plantas, dentre outros. Remete ainda a diversas culturas, inclusive, com acentos clássicos e orientais. Segundo uma análise de ‘inteligência de cor’, estimula a autoconfiança e o equilíbrio, enquanto se comunica com a mente, o corpo e o espírito. Que tal?! Exagero? Talvez não, tamanha é a empolgação de todo o mercado diante das possibilidades de uso e resultados positivos obtidos com o uso do tom escolhido pela Pantone. A inspiração 70’s da escolha traz consigo o carisma da década disco, renovando shapes, que confirmam, a cada desfile, a força do tom e das formas setentistas. Além disso, combina com vários tons de pele e valoriza o rosto.

Nas roupas: em detalhes valiosos ou em peças inteiras, o Marsala brilha em 2015
(Lily ColeGlamour Itália, edição Janeiro/2015)
(FotosSigne Vilstrup)

Enigmático, mas generoso. Encorpado e com potencial para a visibilidade, pois traz em si reminiscências do vermelho que o originou, pode-se dizer que o Marsala consegue ser sofisticado, sem ser abusado; denso sem ser pesado. Veste bem mulheres e homens. Valoriza acessórios e complementos dos mais diversos, como sapatos, bolsas, esmaltes e maquiagem, para elas; óculos, gravatas, lenços, relógios e botas, para eles. Possui ainda o toque “neutro” proporcionado pelas irradiações do marrom (rust brown) e do dark nude, e o calor orgânico da terracota queimada, que lhe empresta um quê de “Italia, per favore!”

Os tempos são favoráveis às boas vibrações dessa nuance misteriosa e atraente, que vai bem com jeans, nas suas mais variadas lavagens; com animal print e new animal – leopardos, zebras, e até borboletas –, em uma parceria chique e ousada; ou até, quem sabe, com o radiant orchid (cor do ano, 2014) para um mood “contraste em tom maior”? Enfim, as possibilidades de uso são fáceis de coordenar e superfuncionais. Gostou das ideias? Então arrisque-se! Peça a opinião do "espelho, espelho seu" e vá com fé! ;-)

#PorqueModaTambémÉAcreditarEmSiMesma(o)
#Marsala2015
#DisponívelParaLojistasNoSavoirFaireShowroomdeModa