 |
Débora Nascimento
|
Pense em um ser capaz de gerar e carregar dentro de si outro ser, tendo ainda a capacidade de sustentar o novo ente produzindo o alimento primordial que o nutrirá durante os primeiros meses. Pense em um ser que representa luz, sabedoria, carisma, devoção, afeto, beleza, alegria e, misteriosamente, uma força sem igual. Capacidade que não está necessariamente em uma musculatura hipertrofiada, mas na tenacidade única existente dentro dela: a mulher.
O que seria do mundo sem a capacidade de superação das mulheres? O que seria do mundo sem a delicadeza da mulher? Elas são as únicas capazes de fazer dez mil coisas ao mesmo tempo com a mesma competência e sem perder o foco. São capazes de fazer a dupla jornada, trabalho-casa/família, e além disso encontrarem tempo para cuidar dos cabelos, da pele, das unhas e das últimas tendências da temporada. Essa habilidade natural para realizar multifunções foi comprovada, inclusive, através de pesquisas científicas, que apontaram também serem elas melhores chefes em cargos de poder e possuírem maior equilíbrio diante de situações críticas de estresse. Que tal?!
 |
Meryl Streep
|
Porém, já houve quem dissesse que elas eram meros coadjuvantes, no cinema. Uma extensão reflexiva do alter ego dos personagens masculinos, um espelho/ aparato sem luz própria, cuja única função seria refletir o brilho emanado dos heróis, os homens. E essa foi uma das coisas mais absurdas que já ouvi. Pois a expressão singular que irradia do próprio fato de ser mulher já é luz suficiente para ganhar a cena diante das plateias. C
omo dizem os terapeutas holísticos: "cada energia é cada energia". Ou seja, a força yin representada pela mulher é única exatamente por isso e não há como comparar.
 |
Angelina Jolie
|
Mas há um lado sombrio da realidade, que agride as mulheres em sua natureza: a violência. Infelizmente, as agressões contra a mulher têm crescido em uma escalada vertiginosa, algo que deve chamar a atenção de toda sociedade para dar um basta nessa situação. Não é mais possível admitir a violência contra a mulher! Nesse sentido, tornam-se fundamentais as campanhas de prevenção/ esclarecimento contra os atos agressivos – desde o assédio moral e sexual, passando pelos estupros, até os casos de mortes –; a criação de instrumentos legais de proteção, como a Lei Maria da Penha; e a participação crescente de homens na luta em favor das mulheres.
O caminho da construção de um mundo melhor está na união entre as pessoas, assim mulheres e homens têm papeis de igual relevância na sociedade. Rivalidades só causam desarmonia e não levam a lugar algum. Coparticipação é a chave da boa convivência. Parabéns a todas as mulheres, responsáveis por grande parte da beleza que existe no mundo. Beleza que anda, fala, pensa e age. Beleza viva, espiritual e material. Celebremos as professoras, cientistas, empresárias, advogadas, engenheiras, estilistas, modelos, atletas, jornalistas, donas de casa, mães, etc. Que o dia da mulher seja todos os dias. Feliz dia 08 de março! Feliz Dia Internacional da Mulher!