28 de julho de 2015

Verdes fabulosos!


DUDALINA FEMININA | Inspiração Barcelona: da referência aos mosaicos de Gaudí
à textura green snake nos sapatos, o verde marca presença ao longo da coleção

Conforme dissemos, logo no início dos trabalhos aqui no blog, estaremos sempre trazendo matérias sobre as cores, nossa relação com elas e a influência das mesmas dentro da Moda. Neste post faremos uma viagem pela cor verde – os textos anteriores foram sobre o azul, o marsala, o vermelho e o laranja.

Mas, o que dizer sobre o verde sem sermos óbvios? Podemos começar dizendo que sim, ele veio para ficar! Contrariando o que apostavam os trendsetters mais pessimistas (ou menos experientes, diga-se). Em seguida, devemos acrescentar que (#wow, amamos esta parte!) ele, o verde, cai bem qualquer tom de pele. Duvida? Então vamos a uma das coisas de que mais gostamos: dissertar uma ideia!

LUCIDEZ: grafismo atemporal em tom sobre tom,
para usar matchy-matchy ou não

Formado pela união entre o amarelo e o azul, o verde é uma cor secundária e tem muitas variações, sendo uma das cores mais maleáveis da escala cromática. Pode ir do frio e profundo verde petróleo até o luminoso e cítrico verde limaTransita no limiar do azul, com o turquesa, funciona no intermediário, com o jade e se arrisca nas bordas do amarelo queimado, com o soft olive (alpine). Há ainda aqueles matizes abertos que arrancam devoção de seus fãs, como o esmeralda e o grass (lemongrass/ capim-limão).

Segundo a cultura popular, o verde representa a esperança, a juventude e a vitalidade. Já no campo dos estudos holísticos, a cor traz vibrações energéticas ligadas à saúde, ao bem-estar e à relação do indivíduo com a natureza em seu estado mais puro. Nesse sentido, vale lembrar como nos sentimos quando tiramos os sapatos e caminhamos sobre a grama, ou quando contemplamos paisagens  mesmo que na tela do computador  onde predominem árvores em plenitude... Se você teve a sensação de algum frescor e pôde quase sentir o aroma das folhas, saiba que esse efeito sensorial é real, fruto tanto da experiência pessoal quanto da nossa relação afetiva com esses cenários.

CORPOREUM: especiado e "dramático", alpine (soft olive) é o curinga da vez

TONS DE VERDE




Embora, a cor complementar perfeita para o verde seja o vermelho, conforme define o círculo cromático, é possível encontrar harmonizações belíssimas com várias outras cores, desde os neutros tons de bege, cinza, azul marinho, preto e branco, passando pelos metalizados – acobreados, dourados e prateados –, chegando até os alaranjados, pinks, violáceos e azuis mais luminosos, como o celeste.

Verdes "frutados", como o lime (ou verde lima) podem funcionar tanto com tons intensos, como o azul royal e o amora quente, quanto com tons mais neutros, como o dark sand, o cinza e o azul marinho. Tons "maduros", como o  desert sagetrazem, por essência, uma natureza suave que permite brincar com os matizes intensos, como o amaranto, o vermelho coral, etc. Sobre a união verde + roxo, temos a dizer que quase sempre produz o efeito #luxoimediato, graças às características naturais de cada uma dessas cores: o primeiro exprime carisma, fantasia e exuberância; o segundo, mistério, luxo e poder. Vale acrescentar que cabem aqui tanto os contrastes radicais, como verde floresta + dark magenta, quanto os mais sutis, como pistache berinjela intenso.

TONS HARMÔNICOS - possíveis parcerias




Como se vê, a harmonização com os vários e belos tons de verde não são composições fechadas em si, mas uma questão de adequar o tom de pele e cabelos ao verde que se deseja vestir. Um recurso sempre válido é colocar a mão sobre o tecido da roupa e avaliar o efeito obtido. Pois as mãos tendem a apresentar o mesmo tom de pele da face, que é o principal campo visual, juntamente com os cabelos, quando observamos alguém – o teste vale também para o antebraço, se as mãos divergirem do rosto. Em todo caso, peça a ajuda de um bom espelho e uma boa iluminação, antes de sair de casa desfilando seu verde favorito.

Uma cor que sempre dá o que falar e que vale a pena detalhar é alpine (ou soft oliveou verde alpine; ou amarelo alpine; ou hex code #AD9D2C), um tom especiado  que remete a chás/ ervas secas/ temperos orientais e que oscila entre o amarelo escuro (dark yellow) e o oliva (olive). É o tipo de matiz intermediário, assim como o turquesa – que para uns é só azul, mas, para outros, é só verde; e que, no entanto, carrega irradiações de ambas as cores, tornando-se limítrofe entre elas. O charme desse tipo de cor é justamente a vibração, a variação de tom conforme a luz ambiente (#abafa!). É daí que vem sua grande versatilidade, fazendo com que se adapte ao tom de pele e cabelos dos variados biotipos das mulheres brasileiras, realçando até mesmo o bronzeado.

O Inverno/ 2015 está chegando ao fim. Logo, logo será Primavera. E depois, então, o Verão/ 2016, repleto de verdes. Por isso, é hora de investir!

Todas as marcas presentes no post estão disponíveis para lojistas no SAVOIR FAIRE SHOWROOM DE MODA.


C.CODE! | *CORPOREUM

C.CODE! | *CORPOREUM

BOBSTORE

BOBSTORE